Iniciativas para o Saneamento

CARTILHA DE INSERÇÃO DO ENSINO DE SANEAMENTO BÁSICO NA ESCOLA 


Para um melhor entendimento sobre o saneamento básico e sua importância, a MJ Engenharia criou uma cartilha educativa de fácil entendimento. Esta cartilha foi criada para que o ensino do saneamento seja iniciado na escola, sendo assim o material foi desenvolvido para ser aplicado em diferentes faixas etárias, a fim de conscientizar os alunos que consequentemente levarão o novo conhecimento para dentro de casa.

Faça aqui o DOWNLOAD.



PACTO PELO SANEAMENTO

Concebido pela Secretaria de Estado do Ambiente, o Pacto pelo Saneamento foi instituído pelo Governo do Estado, em abril de 2011, pelo Decreto nº 42.930, com o objetivo de erradicar os lixões e implantar aterros sanitários em todo do Rio de Janeiro, universalizando assim os sistemas de coleta e de tratamento.


O Pacto pelo Saneamento é uma iniciativa que envolve três programas – Lixão ZeroRio+Limpo eGuanabara Limpa – frutos de parcerias com as secretarias estaduais do Ambiente, de Agricultura e Pecuária e de Obras, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

O Rio+Limpo inclui ainda o projeto Rio Rural, conduzido pelas secretarias estaduais do Ambiente e de Agricultura e Pecuária e pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com o objetivo de levar saneamento a 45 localidades da zona rural; onde se encontra grande parte das nascentes dos rios do interior do estado.

O Lixão Zero visa a erradicar os lixões do estado até 2014, a partir da implantação de aterros sanitários. Em quatro anos, mais de 30 municípios passaram a destinar seu lixo para aterros sanitários; e mais de 20 despejam seus resíduos em locais remediados e controlados. O início da operação de cada aterro sanitário regional permite o encerramento e remediação de vários lixões antes utilizados por municípios.


O Guanabara Limpa se subdivide em três iniciativas para a recuperação ambiental das águas da Baía de Guanabara: o Psam (Programa de Saneamento dos Municípios do Entorno da Baía de Guanabara), com o objetivo de avançar no saneamento e na recuperação ambiental das águas da baía; o Programa Sena Limpa, uma parceria com a Cedae e a Prefeitura do Rio para despoluir seis das principais praias do Município do Rio de Janeiro; e a ampliação do Sistema Alegria, para a construção de novos troncos coletores de esgoto e a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Alegria.